Você cuida do meio ambiente? 5 motivos para começar hoje mesmo

Spread the love

Você cuida do meio ambiente? 5 motivos para começar hoje mesmo

O meio ambiente ainda sofre bastante com as interferências do homem que acabam por prejudicá-lo e comprometer o seu desenvolvimento. Por sorte e muita informação uma boa parte das pessoas já se deu conta que cuidar do meio ambiente é uma obrigação de todos.

Se você ainda não é uma destas pessoas que se envolve e faz a sua parte para o bem-estar geral, precisa mudar de atitude. Listamos 5 motivos que vão lhe mostrar o quanto é importante cuidar do meio em que vivemos.

5 motivos para cuidar do meio ambiente

As razões para você cuidar do meio ambiente são várias. Fizemos uma lista com 5 delas para que você perceba a gravidade da situação e comece a se empenhar em contribuir para uma vida com mais qualidadeneste planeta.

  1. Os animais estão morrendo

Você sabia que estudiosos estimam que mais de 100 mil espécies de animais, de todas as classes, sejam extintos nos próximos anos? Isso já vem acontecendo desde que o Brasil foi encontrado pelos portugueses em 1500.

Ou seja, é possível que nossos netos e bisnetos não tenham tempo de conhecer alguns animais que, para nós, hoje, são comuns.

  1. As florestas estão acabando

A cada ano cerca de 5 mil quilômetros quadrados de floresta amazônica são destruídos para dar lugar a construções ou para uso da madeira para fabricação de diversos itens. É um impacto extremamente prejudicial para o nosso planeta e para nós também.

  1. A nossa saúde depende do meio ambiente

Você deve saber que as plantas são responsáveis por fazer a filtragem do ar que respiramos. Elas absorvem gás carbônico, nocivo à saúde, e entregam o oxigênio, ar essencial aos seres humanos. Agora imagine o que acontece se as plantas deixarem de existir?

Estamos vivendo uma época de muita poluição urbana e a nossa saúde é diretamente afetada por isso. O corpo simplesmente não dá conta de tratar tanta interferência externa e fica debilitado. Temos que fazer a nossa parte como moradores e cidadãosdeste planeta.

  1. Somos todos responsáveis

Devemos encarar o planeta como a nossa casa e nós, como moradores, devemos ter o cuidado de mantê-lo limpo e saudável para o nosso próprio bem e da nossa família. Imagine a sua casa cheia de lixo, de insetos, sem água e sem energia? Impossível de morar, não é?

É assim que temos que pensar em relação ao nosso planeta. Ele é a nossa morada primeira, principal. Sem um ambiente saudável a vida simplesmente não tem como existir. É nossa obrigação fazer a nossa parte.

  1. Nunca é tarde para começar

Você pode nunca ter pensado em fazer a sua parte para cuidar do mundo em que vive. Mas, a partir do momento que perceber que isso é importante, a sua ajuda já fará toda a diferença. Sempre é tempo de fazer o bem.

O que você faz ou deixa de fazer hoje terá um impacto grande em um futuro próximo. Comece com atitudes simples. Com o tempo você vai perceber que pode fazer mais e se sentirá mais estimulado a continuar.

Dicas para começar a cuidar do meio ambiente

Com atitudes simples você pode fazer tudo diferente daqui pra frente. Experimente colocá-las em prática.

Cuide do seu lixo

As recomendações básicas continuam valendo. Não jogue lixo nas ruas, evite produtos descartáveis, prefira produtos com menos embalagens, evite o uso de sacolas de plástico, separe o que pode ser reciclado etc.

Reduza o consumo de água e energia

Identifique dentro da sua casa hábitos que promovem o uso desenfreado de água e energia elétrica. Luzes acesas e ventiladores ligados sem necessidade, banhos demorados, torneiras pingando, vazamentos etc.

Proteja os animais

Comece dentro de casa, com o seu bichinho de estimação, evitando o abandono e a reprodução desenfreada. Não compre animais, prefira adotar e proteja animais silvestres que, por acaso, encontrar pelo caminho.

Estas dicas são básicas, mas que podem ser o pontapé inicial para que você mude o seu comportamento e crie o compromisso de ser um verdadeiro cidadão, preocupado com o mundo em que vive.