Quais as maiores ONGs para cuidar do meio ambiente no mundo?

Spread the love

Quais as maiores ONGs para cuidar do meio ambiente no mundo?

As Ongs são organizações não governamentais e também sem fins lucrativos. É uma junção de pessoas, legalizada e que trata de diversos temas sociais. As ONGs para o meio ambiente são as mais comuns e fáceis de encontrar e é um dos grupos mais atuantes.

A preocupação com o meio ambiente tem crescido bastante nos últimos tempos. Apesar disso, ainda há a necessidade de intervenções das ONGs na tentativa de proteger o planeta das ameaças humanas.

As ONGs devem ter CNPJ e ser orientadas por um estatuto social. Elas têm como objetivo principal a proteção ambiental, promovendo uma interação equilibrada entre sociedade e meio ambiente, mesmo que tenha que lutar bravamente para defender seus pontos de vista de vez em quando.

Principais ONGs para o meio ambiente

Estas são as principais ONGs para o meio ambiente, as mais atuantes. Algumas são de origem internacional e o restante surgiu e permanece trabalhando apenas dentro do Brasil.

  • Greenpeace

Esta é a mais conhecida de todas as ONGs para o meio ambiente. Tem origem holandesa, mas está presente em mais de 40 países. A luta desta ONG começou quando um grupo se reuniu em um barco tentando impedir os EUA de fazerem testes nucleares no Alasca.

O Greenpeace possui mais de 3 milhões de colaboradores e carrega no nome duas palavras de ordem mais utilizadas por seus participantes: verde e paz. É considerada, hoje, o maior grupo ambientalista do mundo.

  • WWF – World Wide Fund for Nature

A WWF é uma ONG para o meio ambiente que possui um urso panda como marca. A imagem quer lembrar a extinção dos animais. A ONG tem mais de 5 milhões de participantes, sendo uma parte de voluntários e outra parte de associados.

É uma ONG brasileira com sede na capital do país. Surgiu em 1996 e, de lá para cá, tem sido bastante atuante em diversas frentes contra os crimes ao meio ambiente, uso em excesso de recursos não renováveis e, claro, incluindo a luta contra a extinção animal.

  • SOS Mata Atlântica

Outra ONG que opera no Brasil é a SOS Mata Atlântica. É uma entidade privada, mas sem fins lucrativos que atua desde 1986 com a missão de manter a diversidade biológica e natural da Mata Atlântica e seus arredores.

É através de ações de conhecimento sobre esta área, estimulando e guiando projetos que a ONG procura promover a cidadania ambiental.

  • Instituto Akatu

O Instituto Akatu preza pelo incentivo ao consumo consciente. Atua no Brasil desde os anos 2000 e já desenvolveu diversas ações em busca de melhorar os hábitos de consumo das pessoas.

  • CIMA

O CIMA – Centro de Cultura, Informação e Meio Ambiente é uma ONG para o meio ambiente que tem como objetivo proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas.

Realiza diversos projetos na área de educação, desenvolvimento sustentável, combate ao desperdício de energia e maior inserção do jovem no mercado de trabalho através do mundo da comunicação.

  • TNC – The Nature Conservance

É uma ONG atuante em diversos países que foca na manutenção e conservação da biodiversidade e do meio ambiente. A TNC possui um escritório no Brasil e desenvolve aqui alguns projetos importantes.

São estratégias de produção sustentável, troca de dívidas dos países por maiores índices de conservação ambiental, conservação de terras, mesmo as privadas que continuam sendo consideradas patrimônio natural de todos.

  • Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza

É uma ONG que promove diversas ações de proteção e conservação da natureza. A origem se deu diante da necessidade e desejo de empreender sem ameaçar ao meio ambiente, fazendo com que todos pudessem conviver em harmonia e usufruindo de tudo que a natureza oferece.

Estas são as principais ONGs para o meio ambiente existentes aqui no Brasil e fora dele. São grupos totalmente voltados para o cuidado com a natureza e, por conseqüência, para o ser humano também.